Aqui na GoUp nós já falamos de tom e personalidade da marca nas redes sociais e da importância de saber qual rede social é mais adequada para a sua empresa (clique aqui para ler). Pensando nisso, hoje viemos dar alguns exemplos de conteúdos em duas redes sociais pouco óbvias: LinkedIn e Pinterest.
Você sabe quando e como utilizar cada uma em favor da sua empresa?
LinkedIn – rede social de negócios
O LinkedIn é uma rede social americana fundada em 2003. Como a maioria das redes sociais, permite o compartilhamento de mensagens de texto, fotos, vídeos e links de outros sites. Porém, as interações nessa rede são de cunho profissional, e podem ter impacto na carreira do usuário.
- Mesmo que o tom de comunicação da sua empresa seja informal e divertido, no LinkedIn o status quo são postagens sérias e voltadas para o mundo dos negócios.
Nele você pode postar conteúdos, por exemplo:
- Sobre como é trabalhar na sua empresa: compartilhe depoimentos de funcionários e colaboradores
- Notícias importantes sobre o setor de atuação de sua empresa (investimentos, lançamento de novos produtos)
Também existe a possibilidade de colocar anúncios no LinkedIn e, para que você entenda mais sobre esse assunto, separamos uma palestra curta com a Michelle Schneider, gerente de vendas e publicidade dessa rede social.
Pinterest – rede social inspiracional
O Pinterest é uma rede social americana lançada em 2010. Seu conteúdo tem uma linguagem imagética específica, pois, como o próprio nome já propõe, funciona como um quadro para a fixação de informações com “pins” (alfinetes, em uma tradução livre).
Nesse sentido, não é uma rede social de fotos com textos de venda, como Facebook e Instagram. As imagens devem conter informações ou servir como inspiração estética. Nele você pode compartilhar, por exemplo:
- Infográficos
- Vídeos tutoriais curtos
- Imagens que sirvam como referência estética para fotografias, maquiagem, decoração e design
Devido à linguagem, alguns setores específicos podem se beneficiar mais da estratégia de marketing de conteúdo nessa plataforma, como:
- Restaurantes
- Lojas de decoração e móveis
- Agências de viagem
- Maquiadoras
- Fotógrafos
- Artistas
- Academias
Esses são apenas alguns exemplos de segmentos de empresas que provavelmente já desenvolvem conteúdo na linguagem imagética e estética do Pinterest. Mas você pode adaptar qualquer conteúdo para essa linguagem.
Existem duas maneiras de aprender a planejar conteúdo para essas redes sociais:
- A primeira é se inserindo nelas por meio de perfil pessoais, para entender mais sobre a linguagem utilizada e o conteúdo compartilhado.
- A segunda é contratando uma agência de Marketing Digital.