Como produzir um e-book de valor?

Ilustração de pessoas lendo um livro gigante que está aberto, no meio de outras pilhas de livros.

É inegável que o Marketing Digital está cada vez mais consolidado no mercado, afinal, a internet possibilita a elaboração de estratégias que atraem novos consumidores e que fidelizam aqueles que já conhecem os serviços ou produtos de uma marca. 

Porém, para atrair clientes é necessário criar conteúdo de valor. 

Hoje vamos falar sobre:

  • O que é um e-book de qualidade?
  • Como criar um e-book?
  • Como utilizá-lo dentro da sua estratégia?

Confira tudo a seguir!

O que é um e-book de qualidade?

O e-book é um livro digital. Seu principal objetivo no Marketing é trazer uma informação completa e aprofundada sobre determinado assunto. Esse é um recurso é muito utilizado dentro das estratégias de Marketing de Conteúdo, pois, com ele, é possível: 

  • Coletar dados do cliente (como e-mail e telefone para contato). 
  • Entregar conhecimento denso de forma compilada.

Esse material deve ser criado com o objetivo de educar os leads sobre os temas importantes para eles e relevantes no mercado em que sua marca se encontra. 

Por isso, o e-book é considerado uma das melhores ferramentas para a captação de leads, já que seus conteúdos geram percepção de autoridade. 

Como criar um e-book?

Antes de iniciar a produção de um e-book, lembre-se de ter uma boa estratégia e definir objetivos do conteúdo.  

Aqui na GoUp, sempre lembramos o quanto é importante entender a sua persona, e ela não pode ficar de fora quando o assunto é estruturar o seu e-book.

  • O primeiro passo para criar um e-book é entendê-la para definir quais assuntos são mais relevantes.
  • O e-book não deve ser utilizado para falar sobre os seus produtos em específico: é um espaço para solucionar problemas do cliente por meio de informação de valor. 

É a partir daqui, você inicia o segundo passo: definição do tema do seu e-book. Inicie a estruturação da sua pauta para conseguir produzir o seu conteúdo de forma organizada. 

  • Estruture o seu conteúdo de forma dinâmica, com título e subtítulos, não se esquecendo, é claro, de ter uma linguagem que atraia o leitor. 
  • Você pode colocar links para artigos do seu blog ou outras páginas da empresa. Por fim, faça uma boa formatação do seu conteúdo. 
  • O design deve ser acessível para que as pessoas consigam lê-lo tanto no computador quanto em dispositivos móveis.

Como utilizá-lo dentro da sua estratégia 

O e-book, em geral, é utilizado para captação de informações do lead. O cliente faz uma troca: permite que seus dados sejam coletados em troca de um material de qualidade e denso (no caso, o e-book). 

Você pode utilizar o e-book para:

  • Criar imagem de autoridade dentro do seu nicho de atuação.
  • Coletar dados do lead (possível cliente).
  • Informar o lead e guiá-lo (mantendo-o próximo da sua empresa) na jornada de compra.

A Goup lhe ajuda na estratégia de marketing para a sua empresa. Para saber mais, entre em contato conosco!

Compartilhe

Tiago Pires

Olá, sou Tiago Pires, mas você pode me chamar de Pires. Em 2009, fundei a Agência Natu movido por uma paixão: a internet.

Inscreva-se na nossa Newsletter

Postagens relacionadas

Como criar conteúdo interativo para aumentar o engajamento?

Três ferramentas para o planejamento estratégico da sua empresa

Utilizando Efeitos Gráficos em Marketing Digital

Natu News

Tel: (+55) 11 3197-8542

Av. Pereira Barreto, 1479 13° andar Sala 107 - Baeta Neves
São Bernardo do Campo -SP

Av. Pereira Barreto, 1479 13° andar Sala 107 - Baeta Neves São Bernardo do Campo -SP

Certificações:

© 2024 | Todos os Direitos Reservados