Como descobrir as dores da sua persona e potencializar o Marketing digital da sua empresa?

Se você trabalha com Marketing digital ou sabe o básico sobre esse assunto, já deve ter reparado em uma palavra muito recorrente neste meio: “persona”. 

A persona é um dos principais focos de toda estratégia de marketing, uma vez que essa é a representação do cliente perfeito. E, como todo cliente, essa persona possui certas “dores” e precisa do serviço/produto.

Tendo em vista que pode ser uma tarefa árdua entender quais são as dores da sua persona, hoje vamos conversar um pouco sobre:

  • O que é a persona no Marketing digital?
  • O que são dores da persona?
  • Como descobrir as dores da sua persona?

Confira tudo a seguir!

O que é a persona no Marketing digital?

Como citamos, a criação de personas é um pilar essencial para as estratégias de Marketing digital. Como tudo caminha para um mundo cada vez mais virtual, é muito importante que você esteja pronto para potencializar as suas ações nesse sentido. 

Basicamente, a persona é uma versão fictícia, porém com características de pessoas reais. Os dados para a concepção dela são coletados em observação do comportamento do público a partir da movimentação da sua marca. 

Entre uma série de peculiaridades, as personas apresentam: 

  • Nome
  • Idade
  • Formação
  • Estado Civil
  • Profissão
  • Gostos pessoais

Além de entender o que é a persona, é importante que você estabeleça a diferença entre essa pessoa fictícia e o público-alvo, uma vez que essa é uma dúvida constante. 

De uma maneira geral, público-alvo é uma grande parcela da sociedade para quem você vende seus produtos/serviços. Já a persona é a representação do seu cliente ideal, de forma mais humanizada e mais personalizada.

  • Em um primeiro momento pode até soar muito parecido. Porém, faz toda a diferença pensar em uma estratégia de marketing direcionada a sua persona, e não a um extenso público-alvo. 
  • Outro ponto a ressaltar é que você não precisa se limitar a uma única persona, caso você acredite que tenha segmentado muito a fundo. É comum que os negócios tenham mais do que uma persona definida, mas sem exageros!

Mas por que é importante? Um dos motivos que justifica a importância das personas é que elas ajudam a empresa a conhecer o público com mais profundidade. Isso é fundamental para que se possa oferecer as melhores soluções e adotar estratégias de marketing mais eficientes.

O que são dores da persona?

Agora que você já entendeu a importância e o que é a persona, vamos focar nas dores dela, afinal, para a representação de um lead ideal, é necessário que ela possua problemas (chamados de “dores”) que a sua empresa poderá solucionar com o produto/serviço oferecido.

  • Resumidamente, a dor da persona é a necessidade mais profunda dela que a sua empresa pode sanar. Vale ressaltar, no entanto, que não estamos falando de uma pequena frustração ou insatisfação.

Como descobrir as dores da sua persona?

Pergunte-se: 

  • Quais problemas sua empresa, produto ou serviço podem resolver?
  • Quando você pensou neles, qual foi o propósito? 
  • Teve algum momento em que você pensou que precisava ofertar isso porque, talvez, muitas pessoas não achassem ou quando achavam não era o que as agradava? 

Respondendo a essas perguntas, você provavelmente achará uma dor da sua persona. Além disso, existem outras formas de identificar as dores da persona, como, por exemplo:

  • Utilizar seus atuais clientes para obter esse entendimento.
  • Fazer uma análise de indicadores.
  • Realizar uma pesquisa (criar algumas perguntas em um formulário pode ser uma ótima opção).

A GoUp pode ajudar na estratégia de marketing de sua empresa. Para saber mais, entre em contato conosco!

Compartilhe

Tiago Pires

Olá, sou Tiago Pires, mas você pode me chamar de Pires. Em 2009, fundei a Agência Natu movido por uma paixão: a internet.

Inscreva-se na nossa Newsletter

Postagens relacionadas

Estratégias de conteúdo: como aumentar as vendas do e-commerce?

Como voltar a ter Engajamento com uma Antiga Base de E-mail Marketing

Aplique o SEO em suas Landing Pages

Natu News

Tel: (+55) 11 3197-8542

Av. Pereira Barreto, 1479 13° andar Sala 107 - Baeta Neves
São Bernardo do Campo -SP

Av. Pereira Barreto, 1479 13° andar Sala 107 - Baeta Neves São Bernardo do Campo -SP

Certificações:

© 2024 | Todos os Direitos Reservados