Se você trabalha com Marketing digital ou sabe o básico sobre esse assunto, já deve ter reparado em uma palavra muito recorrente neste meio: “persona”.
A persona é um dos principais focos de toda estratégia de marketing, uma vez que essa é a representação do cliente perfeito. E, como todo cliente, essa persona possui certas “dores” e precisa do serviço/produto.
Tendo em vista que pode ser uma tarefa árdua entender quais são as dores da sua persona, hoje vamos conversar um pouco sobre:
- O que é a persona no Marketing digital?
- O que são dores da persona?
- Como descobrir as dores da sua persona?
Confira tudo a seguir!
O que é a persona no Marketing digital?
Como citamos, a criação de personas é um pilar essencial para as estratégias de Marketing digital. Como tudo caminha para um mundo cada vez mais virtual, é muito importante que você esteja pronto para potencializar as suas ações nesse sentido.
Basicamente, a persona é uma versão fictícia, porém com características de pessoas reais. Os dados para a concepção dela são coletados em observação do comportamento do público a partir da movimentação da sua marca.
Entre uma série de peculiaridades, as personas apresentam:
- Nome
- Idade
- Formação
- Estado Civil
- Profissão
- Gostos pessoais
Além de entender o que é a persona, é importante que você estabeleça a diferença entre essa pessoa fictícia e o público-alvo, uma vez que essa é uma dúvida constante.
De uma maneira geral, público-alvo é uma grande parcela da sociedade para quem você vende seus produtos/serviços. Já a persona é a representação do seu cliente ideal, de forma mais humanizada e mais personalizada.
- Em um primeiro momento pode até soar muito parecido. Porém, faz toda a diferença pensar em uma estratégia de marketing direcionada a sua persona, e não a um extenso público-alvo.
- Outro ponto a ressaltar é que você não precisa se limitar a uma única persona, caso você acredite que tenha segmentado muito a fundo. É comum que os negócios tenham mais do que uma persona definida, mas sem exageros!
Mas por que é importante? Um dos motivos que justifica a importância das personas é que elas ajudam a empresa a conhecer o público com mais profundidade. Isso é fundamental para que se possa oferecer as melhores soluções e adotar estratégias de marketing mais eficientes.
O que são dores da persona?
Agora que você já entendeu a importância e o que é a persona, vamos focar nas dores dela, afinal, para a representação de um lead ideal, é necessário que ela possua problemas (chamados de “dores”) que a sua empresa poderá solucionar com o produto/serviço oferecido.
- Resumidamente, a dor da persona é a necessidade mais profunda dela que a sua empresa pode sanar. Vale ressaltar, no entanto, que não estamos falando de uma pequena frustração ou insatisfação.
Como descobrir as dores da sua persona?
Pergunte-se:
- Quais problemas sua empresa, produto ou serviço podem resolver?
- Quando você pensou neles, qual foi o propósito?
- Teve algum momento em que você pensou que precisava ofertar isso porque, talvez, muitas pessoas não achassem ou quando achavam não era o que as agradava?
Respondendo a essas perguntas, você provavelmente achará uma dor da sua persona. Além disso, existem outras formas de identificar as dores da persona, como, por exemplo:
- Utilizar seus atuais clientes para obter esse entendimento.
- Fazer uma análise de indicadores.
- Realizar uma pesquisa (criar algumas perguntas em um formulário pode ser uma ótima opção).