Como criar um planejamento de marketing para um novo cliente?

Se você não tem bons resultados com o marketing, é um sinal de que você pode estar fazendo alguma coisa da maneira errada. Crescer no Marketing digital exige dedicação e, claro, algumas estratégias. Assim, ter um planejamento estratégico dentro da sua empresa fará toda a diferença nos seus resultados.

Pensando nesse tema, hoje conversaremos sobre:

  • O que é planejamento de Marketing?
  • Importância de um planejamento estratégico.
  • Como desenvolver um planejamento estratégico?

Confira a seguir!

O que é planejamento de Marketing?

Em resumo, o planejamento estratégico de Marketing é um documento que estrutura todas as ações que uma empresa precisará colocar em prática para ter bons resultados ao final da estratégia e que delimita a comunicação de acordo com o público-alvo.

Nesse plano existem todas as estratégias a serem adotadas pela empresa e as formas de como isso deverá ser feito. No documento também são apresentados os responsáveis por cada etapa da estratégia. 

Esse planejamento pode ser definido como um guia para toda a equipe de Marketing, expondo quais resultados devem ser buscados pelos colaboradores que fazem parte do projeto.

Importância de um planejamento estratégico

Beleza! Mas você pode estar se perguntando “por que ter um planejamento estratégico é importante?”. 

Com esse documento em mãos, é possível otimizar os esforços de toda a equipe e projetar quais serão os recursos da empresa destinados à divulgação da marca e ao relacionamento com os leads.

Quando as ações estratégicas são estruturadas dentro de um bom planejamento, fica mais fácil alcançar objetivos e obter um retorno mais positivo sobre os investimentos aplicados.

Além disso, o planejamento estratégico também traz outros benefícios para uma empresa:

  • Cria uma visão de resultados com foco em longo prazo.
  • Acompanha o progresso com base nas metas estratégicas.
  • Conectar-se com os clientes certos.
  • Proporciona gestão mais sustentável.
  • Aumenta a produtividade.

Como desenvolver um planejamento estratégico?

Agora que você já sabe o que é e qual a importância do planejamento estratégico de Marketing, confira a seguir as etapas que devem ser seguidas durante a estruturação dele. 

Diagnóstico da empresa

Antes de olhar para a situação geral, é importante realizar uma análise dentro da empresa. 

É importante ter um resumo sobre a situação atual dela empresa, contendo: 

  • Estrutura do negócio.
  • Número de colaboradores.
  • Volume de vendas.
  • Histórico de faturamento.
  • Posicionamento atual.
  • Objetivos da gestão.

Outro ponto fundamental é fazer uma análise mais profunda sobre pontos fortes e fracos da empresa e sobre quais são as oportunidades e as ameaças do ambiente que podem influenciar os resultados. 

Neste caso, recomendamos realizar uma Análise SWOT para ter maior amplitude de onde sua empresa está.

Faça uma boa pesquisa de mercado

É preciso estar por dentro da sua realidade. Para isso, é fundamental realizar pesquisas do mercado em que você trabalha.

  • Você terá acesso a dados como a quantidade de concorrentes diretos e indiretos e o contingente do seu público-alvo.
  • Também é possível identificar o comportamento e os hábitos dos seus potenciais clientes. 

Definição de público e personas

Depois de analisar o mercado e os comportamentos, já é possível ter um embasamento melhor para definir o público-alvo das suas estratégias.

A partir da descrição do seu público-alvo, você poderá iniciar o processo de criação das suas personas. 

Diferentemente do público-alvo, a persona tem mais detalhes sobre comportamentos, valores, expectativas e dores; tudo isso é especificado na descrição de um personagem que representa o cliente ideal da empresa.

Defina seus objetivos

É importante definir os resultados que você pretende alcançar com suas estratégias. Seja razoável e evite traçar objetivos impossíveis ou muito fáceis. 

Aqui você pode (deve) lembrar das metas S.M.A.R.T:

  • S (specific): específica
  • M (measurable): mensurável
  • A (attainable): atingível
  • R (relevant): relevante
  • T (time based): temporal

Recursos e orçamento

Para tudo isso, será necessário um certo investimento. Entre os custos de marketing que você deve considerar estão:

  • Aquisição de ferramentas.
  • Contratações de funcionários.
  • Campanhas de mídia paga.
  • Contratação de serviços.

Crie um plano de ação

Este é o momento de direcionar melhor os esforços dentro de um plano de ação concreto. O objetivo aqui é reunir o máximo de informações possíveis sobre a tarefa que está planejada para ser realizada. 

Essas informações envolvem dados mais gerais, como o que será produzido e por que é preciso ser feito, mas também existem detalhes, como qual será o tempo de entrega, quais são os recursos disponíveis e quem será o responsável.

Está preparado para transformar as suas estratégias? Entre em contato conosco!

Compartilhe

Tiago Pires

Olá, sou Tiago Pires, mas você pode me chamar de Pires. Em 2009, fundei a Agência Natu movido por uma paixão: a internet.

Inscreva-se na nossa Newsletter

Postagens relacionadas

Conhecendo o Mlabs, o Gerenciador de Rede Social

Fidelizando seus Clientes com o Marketing de Relacionamento

Top 5 palestras do Ted Talks sobre Marketing

Natu News

Tel: (+55) 11 3197-8542

Av. Pereira Barreto, 1479 13° andar Sala 107 - Baeta Neves
São Bernardo do Campo -SP

Av. Pereira Barreto, 1479 13° andar Sala 107 - Baeta Neves São Bernardo do Campo -SP

Certificações:

© 2024 | Todos os Direitos Reservados