Case ICP: como desenvolvemos um site exclusivo e original

Sua empresa precisa de site atualizado, rápido, com conteúdos exclusivos e que ajude a vender os produtos? Então você encontrou a agência de marketing certa para este trabalho. 

Para exemplificar o nosso trabalho, hoje vamos contar a história do desenvolvimento do site da ICP, pela linha do tempo abaixo: 

  • O início: experiências frustradas com outras agências de marketing 
  • As estratégias: conteúdos exclusivos e layout novo
  • Um desafio inesperado: configuração do site no servidor da agência antiga
  • Os resultados: site com conteúdos exclusivos

Vem com a GoUp!

O início: experiências frustradas com outras agências de marketing

A ICP é uma empresa brasileira especializada em trocadores de calor a placa, tecnologia muito utilizada em indústrias de biocombustíveis, petroquímicas, alimentícia, de papel e celulose, entre outras. É uma das únicas companhias no Brasil a trabalhar com manutenção e reposição de peças de tecnologia da APV, empresa global e pioneira no desenvolvimento de trocadores de calor a placas. 

Apesar de toda a expertise e o destaque no mercado, a ICP possuía um site antigo, desatualizado, com conteúdos escassos e sem estratégia. 

Para resolver esses problemas, procuraram uma agência de marketing que, na época, não era a GoUp. O site desenvolvido por essa outra agência nunca foi ao ar, e ela não entrou mais em contato com a ICP. 

Depois dessa experiência frustrante, decidiram procurar outra agência e tentar de novo, pois a ICP sabia que precisava de um novo site, com layout e conteúdos exclusivos e atualizados. Procurando no Google, encontraram a GoUp e começamos essa parceria de sucesso. 

O maior desafio nesse cenário era criar conteúdos exclusivos e originais para a ICP, além de layout que transmitisse o diferencial da empresa no mercado.

Estratégias: preparando um site exclusivo e original

Para produzir sites, a nossa agência faz uso de uma metodologia única, respeitando os passos: estruturação, design e desenvolvimento. 

Na primeira etapa, são feitas reuniões de apresentação do projeto, preenchimento do briefing, desenvolvimento do cronograma, delineamento das personas e público-alvo do cliente e elaboração da árvore do site.

  • Personas são personagens fictícios criados para representar os diferentes tipos de clientes da empresa. São uma forma de mapear as necessidades e os problemas dos clientes
  • Na árvore do site, colocamos todos os elementos presentes nele, deixando clara a estruturação das páginas e o conteúdo presente em cada uma delas. 

 

A etapa de design cumpre a seguinte metodologia: 

  • Desenvolvimento do layout.
  • Reunião de apresentação do layout: encaminhamos um projeto-piloto da estrutura do site e da navegação dele, indo de um menu para o outro, de forma que o cliente tenha as primeiras percepções do resultado final do site e possa solicitar alterações ou até mesmo inserir novas informações.
  • Rodadas de alterações do layout e conteúdo.
  • Aprovação do layout e do conteúdo.
  • Definição do layout da versão mobile.
  • Definição do layout de páginas personalizadas.
  • Aprovação completa.

O desenvolvimento do conteúdo do site da ICP foi um processo bastante trabalhoso, pois as empresas do segmento de atuação dela não descrevem muito bem os próprios produtos e metodologias. Nosso trabalho neste projeto foi minucioso para desenvolver textos explicativos e únicos. 

Os conteúdos do site da ICP são:

  • Exclusivos
  • Originais
  • Estratégicos, para levar à venda dos produtos da empresa

Página de Peças e Serviços do novo site da ICP. Reforçar os diferenciais da ICP é uma estratégia para fortalecer o posicionamento da empresa no mercado. 

Com o layout e o conteúdo aprovados pelo cliente, seguimos para a última etapa da elaboração do site: o desenvolvimento, que geralmente abarca: 

  • Contratação do servidor de hospedagem: Caso o cliente ainda não possua uma hospedagem definida, escolhemos juntos. 

De forma interna, realizamos a configuração de toda a estrutura, para que o site seja estável e rápido.

  • Desenvolvimento em WordPress: O site é desenvolvido seguindo as boas práticas de segurança e velocidade, na arquitetura WordPress, que garante rapidez, otimização e responsividade. 

As vantagens de ter seu site em WordPress também incluem: segurança contra invasões, proteção de dados, beleza, facilidade de navegação e de gestão e grande variedade de plugins. 

  • Testes técnicos de navegação: Após desenvolver o site em WordPress, realizamos testes técnicos para garantir ótimas usabilidade e funcionalidade dos itens programados e a facilidade de gestão (por parte do nosso cliente). 
  • Lançamento.

Um desafio inesperado: configuração do site

Durante a etapa final de elaboração do site descobrimos que uma outra empresa tinha o acesso ao domínio do site da ICP. 

Isso significava duas coisas:

  • Esta outra empresa teria de autorizar nosso acesso para realizarmos a configuração do novo site.
  • Precisávamos entrar em contato com essa outra empresa e mantê-lo até o final da configuração do novo site. 

Realizamos, então: 

  • A configuração do servidor de hospedagem
  • A entrega do novo site (e e-mail), funcionando e hospedados em novo servidor

Essa entrega é um dos diferenciais da GoUp. Nós desenvolvemos o layout, os conteúdos e a configuração do site. Ou seja: nossos clientes recebem o site configurado e funcionando (já disponível na internet). 

Resultados: Site com conteúdos exclusivos

A ICP chegou até a agência GoUp em dezembro de 2021, e o site foi lançado em março de 2022. Foi um projeto executado de forma ágil, pois nossa metodologia possibilita a máxima produtividade e entrega de qualidade. 

O site é: 

  • Feito em WordPress
  • Responsivo: se adapta a diferentes telas
  • Rápido
  • Trilíngue

Página de contato do novo site da ICP

Após a entrega do site, avançamos para a criação de campanhas no Google Ads, para maximizar o alcance do site e atrair novos clientes em potencial para a ICP. Atualmente, estamos no primeiro semestre de trabalho com essas campanhas e os resultados são bons. 

Sua empresa precisa de um novo posicionamento digital? Vem com GoUp!

Compartilhe

Tiago Pires

Olá, sou Tiago Pires, mas você pode me chamar de Pires. Em 2009, fundei a Agência Natu movido por uma paixão: a internet.

Inscreva-se na nossa Newsletter

Postagens relacionadas

Agência de marketing em setor tradicional: como aumentamos os leads de empresa de pinturas prediais

De 0 a 50 mil: Como construímos presença digital poderosa para uma empresa B2B

Marketing digital com estratégia de longo prazo: conheça a história da LendMe

Natu News

Tel: (+55) 11 3197-8542

Av. Pereira Barreto, 1479 13° andar Sala 107 - Baeta Neves
São Bernardo do Campo -SP

Av. Pereira Barreto, 1479 13° andar Sala 107 - Baeta Neves São Bernardo do Campo -SP

Certificações:

© 2024 | Todos os Direitos Reservados