Buyer persona e brand persona: o que são e quais as diferenças?

“Brand Persona” e “Buyer Persona” são dois conceitos muito utilizados no Marketing, no entanto, ainda existem pessoas que acreditam que eles são a mesma coisa. Em resumo, podemos definir a brand persona como a representação personificada dos valores e da visão de uma empresa. Já a buyer persona é uma representação fictícia dos clientes ideais da marca. 

Pensando nesse assunto, vamos falar mais sobre:

  • O que é buyer persona?
  • O que é brand persona?
  • Importância das personas em uma empresa.

Confira a seguir!

O que é buyer persona?

Buyer persona deve ser o Norte de uma estratégia de Marketing Digital. É como se fosse uma pessoa com todas as características de um cliente real para aquela empresa.

  • Por exemplo: uma pessoa que tem determinadas dores e o desejo de investir em um carro não vai ser a mesma pessoa que deseja consertar o carro. Objetivos e dores diferentes.

Diferente do público-alvo, que é um conceito mais amplo, a buyer persona pode ser, por exemplo, uma mulher sem filhos e que gosta de assistir a séries ou mãe e com pouco tempo para o lazer. Trata-se do perfil demográfico e comportamental ideal de cada possível comprador.

O que é brand persona?

Já a brand persona tem relação com a maneira que a empresa quer ser percebida pelos seus consumidores. 

Ela está relacionada ao conceito da sua empresa, isto é, à identidade que a sua marca irá aderir, com base na personalidade e no tom abordados na sua linguagem. 

Além disso, a brand persona é a personificação dos valores da marca, representados por personagens que estão enquadrados aos princípios da empresa. Um bom exemplo disso é a Lu da Magalu, persona criada pela Magazine Luiza.

Importância das personas em uma empresa

Para que você atinja suas metas de Marketing Digital, o primeiro passo é criar as suas personas. Somente assim é possível construir o visual, a linguagem e a abordagem certa para seu público. 

  • Como resultado, as suas chances de acertar o tom e de converter as pessoas em clientes fiéis são muito maiores.

A persona dá mais clareza para entender em quais canais de comunicação a estratégia deve focar, quais são as dores e os objetivos que o seu cliente tem. 

É fundamental ressaltar que a sua empresa não precisa ter somente um tipo de persona: é possível criar alguns perfis diferentes, mas que estejam de acordo com as soluções que você oferece.

A GoUp lhe ajuda com a estratégia de marketing para a sua empresa. Para saber mais, entre em contato conosco!

Compartilhe

Tiago Pires

Olá, sou Tiago Pires, mas você pode me chamar de Pires. Em 2009, fundei a Agência Natu movido por uma paixão: a internet.

Inscreva-se na nossa Newsletter

Postagens relacionadas

Análise SWOT: O que é e como fazer?

Como aumentar o engajamento nas redes sociais da sua empresa

Métricas de Vaidade e seus Perigos no Marketing Digital

Natu News

Tel: (+55) 11 3197-8542

Av. Pereira Barreto, 1479 13° andar Sala 107 - Baeta Neves
São Bernardo do Campo -SP

Av. Pereira Barreto, 1479 13° andar Sala 107 - Baeta Neves São Bernardo do Campo -SP

Certificações:

© 2024 | Todos os Direitos Reservados