Fim do Google Universal Analytics: entenda o que vai mudar

Em março deste ano, o Google anunciou que, a partir de 1º de julho de 2023, o Universal Analytics será desativado, sendo substituído por uma atualização da ferramenta: o Google Analytics 4 (GA4)

Todas as empresas e agências que desejarem continuar com análises de dados de clientes terão que configurar o GA4 até essa data. 

Hoje iremos explicar: 

  • O que é o Analytics 4.
  • Quais são as principais diferenças entre o Google Universal Analytics e o Google Analytics 4.
  • Por que empresas que desejam vender mais precisam do Analytics 4.

Vem com a GoUp! 

O que é o Analytics 4

O GA4 é uma atualização do Google Analytics, ferramenta de análise de dados do Google. Essa tecnologia é gratuita e tem a função de coletar dados referentes ao comportamento do usuário, registrando dados de cada visitante do site da sua empresa, por exemplo. 

  • Com o ele é possível ter análises de tráfego que indicam tempo de permanência em cada página do site, palavras pesquisadas, localização dos usuários e produtos mais buscados. 
  • O GA4 mantém essas funções e as expande, levando a análise de dados para um nível superior

Principais diferenças entre Universal Analytics e o Analytics 4

A atualização do Google Analytics oferece mais recursos para coleta e análise de dados. 

As principais diferenças entre o Universal Analytics e o Google Analytics 4 são: 

  • Funcionamento otimizado mesmo com restrição de cookies

Os cookies armazenam todos os tipos de informações. À medida que mais e mais sites usam cookies, eles podem começar a elaborar uma imagem mais detalhada sobre quem você é, do que você gosta e o que provavelmente fará. 

Esses dados eram coletados sem o conhecimento dos usuários, mas com a chegada em vários países de normas que tratam de segurança e privacidade sobre dados pessoais (como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD no Brasil), essa metodologia perdeu força, pois os usuários precisam permitir tal coleta. 

O Google queria estar à frente dos problemas, criando ferramentas de análise que resolvessem o problema de falta de dados causado com a entrada em vigor dessas leis (no Brasil, começou em setembro de 2021).

O GA4 é centrado na privacidade e foi projetado para funcionar com ou sem cookies.

Ao alavancar o aprendizado de máquina e a modelagem estatística, o GA4 pode preencher as lacunas de dados, tornando seu sistema menos dependente de cookies.

  • Inclusão de análise de aplicativos: O GA4 possibilita a análise de dados provenientes de aplicativos. Essa mudança proporciona análise completa da jornada de compra dos clientes, que, por vezes, se intercala entre uso de sites (visualização via computador) e aplicativos (visualização via celular). 
  • Relatórios mais completos: O Analytics 4 oferece alertas de tendências baseado nos dados coletados, entrega melhor análise do ROI (retorno sobre investimento) e dados sobre aumento de demanda 

Por que empresas que desejam vender mais precisam do GA4?

O GA4 é uma ferramenta que ajuda empreendedores a encontrarem novas oportunidades de venda, além de proporcionar relatórios completos que auxiliam na tomada de decisões referentes ao marketing da empresa. 

  • Outro motivo para aderir ao GA4 é a medição acurada centrada no cliente

No Universal Analytics, por padrão, uma única pessoa visitando em dispositivos diferentes será contada como vários usuários. Isso causa uma inflação séria nas contagens de usuários e distorce métricas como “número de sessões por usuário” ou “valor da receita por usuário”. 

O Google Analytics 4 oferece “medição centrada no cliente”, quantificando, unificando e desduplicando as interações que os usuários têm nas plataformas. Isso oferece uma compreensão mais completa sobre como seus usuários se movem na jornada do cliente.

Converse com a GoUp para saber como o GA4 pode beneficiar a sua empresa especificamente. 

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Tiago Pires

Olá, sou Tiago Pires, mas você pode me chamar de Pires. Em 2009, fundei a Agência Natu movido por uma paixão: a internet.

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