Um dos livros mais importantes para quem quer estudar Marketing Digital é “The Long Tail” (A Cauda Longa) de Chris Anderson, editor-chefe da revista Wired. É uma ótima dica de leitura para quem deseja se aprofundar no assunto.
O termo se tornou conhecido por explorar como a internet originou um novo universo, como chegamos a esse cenário e como é possível aproveitá-lo.
Esse termo foi mencionado pela primeira vez pelo próprio Chris, em um artigo publicado na Wired, no qual comentou sobre o conceito estatístico para a verificação de dados, e tem como base a regra 80/20, criada pelo economista italiano Vilfredo Pareto.
No ano de 1996, foi observado que a apenas 20% da população na Itália tinha mais de 80% da riqueza. Surgiu, então, a noção de que para a maioria dos fenômenos que ocorriam, 80% das consequências provêm de 20% das causas; ou seja, pequenas coisas geram maior impacto na frequência em que os eventos acontecem.
Teoria da cauda longa
Para Chris, a economia está deixando de dar foco nos números relativos a produtos de grande sucesso para o foco no número de nichos para produtos multissegmentados ou menos populares.
Conforme o autor, produtos que têm pouca demanda podem alcançar uma parcela do mercado de modo não só a rivalizar, como a exceder produtos de alta demanda se o canal for bem trabalhado ou sua distribuição for grande o suficiente.
Ótima dica de leitura para aprofundar seu conhecimento.
Deseja aumentar suas vendas implantando o Marketing Digital em sua empresa?
Acesse nosso site e entre em contato conosco para solicitar seu orçamento.